Pastoral do Crisma

 

Crisma 2021 Post

 

Inscrições para Crisma 2021

Seja bem-vindo(a) à turma de Crisma de 2021.

Leia com atenção as informações antes de fazer a sua inscrição. A Crisma é o sacramento que nos dá o Espírito Santo e confirma o nosso compromisso com Jesus.

https://forms.gle/vwAYdVfE7vP3BUta7

A nova turma de Catequese para adultos começará em agosto de 2021.

 

CRISMA/CONFIRMAÇÃO

foto-crisma

1285. Juntamente com o Batismo e a Eucaristia, o sacramento da Confirmação (Crisma) constitui o conjunto dos “sacramentos da iniciação cristã”, cuja unidade deve ser salvaguardada. Por isso, é preciso explicar aos fiéis que a recepção deste sacramento é necessária para a plenitude da graça batismal(232). Com efeito, “pelo sacramento da Confirmação [os fiéis] são vinculados mais perfeitamente à Igreja, enriquecidos de força especial do Espírito Santo, e assim mais estritamente obrigados à fé que, como verdadeiras testemunhas de Cristo, devem difundir e defender tanto por palavras como por obras”(233). Catecismo da Igreja Católica, pág. 355

Seguindo a doutrina da igreja, o sacramento do Crisma/Confirmação tem o seu curso administrado pela equipe de catequistas supervisionados pelo Frei responsável pelo curso, que tem a responsabilidade de explicar aos fiéis, jovens e adultos, toda a estrutura de funcionamento da igreja e sua doutrina. O Crisma tem duração de um ano com turmas para jovens e adultos, sendo que os jovens são aceitos somente com idade a partir dos 14 anos completos.

Para aqueles que não receberam os outros dois sacramentos da iniciação cristã, Batismo e Eucaristia,  eles serão realizados durante o curso do crisma, sendo o batismo uma semana antes da data do crisma e a Eucaristia dentro da celebração do crisma.

No Catecismo da Igreja Católica diz que a preparação do crisma “visa conduzir o cristão a uma união mais íntima com Cristo, a uma familiaridade mais intensa com o Espírito Santo”. O curso é direcionado a proporcionar esse encontro com reuniões que abordam o ensino da doutrina católica, dinâmicas que visa aprofundar os ensinamentos de Jesus, espiritualidade pela leitura bíblica. Os jovens crismando passa pela experiência de passeios, eventos, e retiro, dentro e fora da paróquia, “a fim de poder assumir melhor as responsabilidades apostólicas da vida cristã. Por isso, a catequese da Confirmação (Crisma) se empenhará em despertar o senso de pertença à Igreja de Jesus Cristo, tanto a Igreja universal como a comunidade paroquial”. Referências em negrito, Catecismo da Igreja Católica 1309, pág. 362

Deixe uma resposta