Paróquia Nossa Senhora da Saúde

Ordem dos Agostinianos Recoletos

Arquidiocese de São Paulo

Agostinianos-recoletos-1.png
Agostinianos-recoletos-New.png

Paróquia Nossa Senhora da Saúde

Ordem dos Agostinianos Recoletos

Arquidiocese de São Paulo

GRUPO DAS “MÃES MÔNICA”

Santa Mônica, mãe de Santo Agostinho

Nascida no norte da África, em Tagaste, no ano 332, numa família cristã e nos provou com sua vida que realmente “tudo pode ser mudado pela força da oração.” Cristã exemplar que era Mônica preocupava-se com a conversão de sua família, por isso se consumiu na oração pelo esposo Patrício violento, rude, pagão e, principalmente, pelo filho mais velho, Agostinho, que vivia nos vícios e pecado.

Uma mulher de grandes intuições e de extraordinária virtude natural e sobrenatural, admirável por sua particular fortaleza de ânimo, inteligência aguda, grande sensibilidade, respeitosa e paciente com todos.

Com preces incansáveis mesmo tendo uma vida de sofrimentos e ultrajes, Santa Mônica começa na força de suas preces sustentar a conversão e o batismo, tanto de seu esposo, quanto daquele que lhemereceu o conselho: “Continue a rezar, pois é impossível que se perca um filho de tantas lágrimas”.

Santo Agostinho – no início por curiosidade e retórica, depois por interesse espiritual – tinha se tornado frequentador dos envolventes sermões de santo Ambrósio. Foi assim que Santo Agostinho se converteu e recebeu o batismo, junto com seu filho Adeodato.

Assim, Mônica colhia os frutos de suas orações e de suas lágrimas. Mãe e filho decidiram voltar para a terra natal, mas chegando ao porto de Óstia, perto de Roma, Mônica adoeceu e logo depois faleceu. Era possivelmente 27 de agosto de 387 e ela tinha cinquenta e seis anos. O papa Alexandre III confirmou o tradicional culto a santa Mônica em 1153, quando a proclamou Padroeira das Mães Cristãs. A sua festa deve ser celebrada no mesmo dia em que morreu.

A Associação de Mães Cristãs “Santa Mônica” nasceu em Madri, Espanha, na década de oitenta e é composta por mães que se comprometem a rezar por seus filhos e pelos filhos das outras mães. Seu fundador, o agostiniano recoleto Lorenzo Infante, buscava responder à inquietação das mães que não sabiam o que fazer ante a perda da fé de seus filhos e netos. Hoje está espalhada em todos os ministérios onde estão presentes os religiosos da nossa Ordem. As “Mães Mônica” têm na mãe de santo Agostinho seu modelo de vida e oração. A formação na fé consiste basicamente em que as mães conheçam cada vez melhor a vida de santa Mônica para poder imitá-la mais fielmente.

Todo dia 27 é celebrada a missa pelas suas intenções. Convidamos todas as mães para que façam parte deste grupo das “Mães Mônica”.

Pesquisar

Search

Categorias

Posts recentes

Informações de Contato

Rua Domingos de Morais, 2387 – Vila Mariana | CEP: 04035-000 – São Paulo – SP
Obs: Próximo ao metrô Santa Cruz

Telefone: (11) 5579-3638

WhatsApp: (11) 5579-3638

Email: igrejasaude@gmail.com

Redes sociais