Histórico‎ > ‎

Nossa Senhora da Saúde

 
 HISTÓRIA DA DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA DA SAÚDE

A devoção a Nossa Senhora da Saúde teve início em Portugal, na época da “grande peste”, em meados do século XVI. No verão de 1.569 o contágio chegou ao máximo e todos os esforços foram feitos pelo rei D. Sebastião, que chegou a pedir médicos à Espanha, a fim de debelar o mal. O povo então, ao ver que os recursos humanos falhavam, recorreu à Mãe de Deus organizando procissões de penitência em honra de Nossa Senhora. Em 1.570, tendo diminuído o número de mortes, foi escolhido o dia 20 de abril para agradecer a Nossa Senhora pelos benefícios. Em festiva procissão, levada em rico andor, a bela imagem da
Virgem Maria recebeu o título de Nossa Senhora da Saúde. De Portugal, esta invocação veio para o Brasil, sendo as primeiras imagens trazidas de lá para Salvador, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A Igreja Nossa Senhora da Saúde, em São Paulo, realiza a festa de sua padroeira no dia 15 de agosto, dia da celebração da Assunção de Nossa Senhora, com festas religiosas e recreativas, destacando-se o tríduo e a missa solene seguida por procissão pelas ruas. Todo dia 15 às 15h30 é celebrada a missa em honra a Nossa Senhora da Saúde e bênção aos enfermos. Constatamos com alegria que a devoção a Nossa Senhora da Saúde está aumentando entre os fiéis, inclusive de outros estados do Brasil.

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DA SAÚDE

À vossa proteção recorremos,
ó Santa Mãe de Deus,
consoladora dos aflitos
e saúde dos enfermos.
Não desprezeis nossas súplicas
em nossas necessidades
e livrai-nos sempre de todos os perigos,
ó Virgem gloriosa e bendita,
Senhora nossa,
Medianeira nossa,
Advogada nossa.
Com vosso Filho reconciliai-nos,
a vosso Filho recomendai-nos,
a vosso Filho apresentai- nos.
Nossa Senhora da Saúde,
rogai por nós.